terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cobertor ou Edredão - qual a melhor opção?

Nesta altura do ano surge a questão do que é melhor – o cobertor ou o edredão?

Bom, eu diria que ambos têm características muito diferentes. Além do aspecto estético na cama, claro!
Cobertores costumam ter na sua composição um misto de tecidos, como poliéster, algodão e acrílico, lã… entre outros. Faz com que a lavagem, o transporte e o armazenamento em armários e prateleiras seja mais fácil em comparação aos edredões. Por isso, o cobertor é a opção ideal para quem precisa de praticidade no dia-a-dia. Sem falar no aspecto económico.

Se se destina a uso hoteleiro, ou recebe hóspedes com frequência e precisa trocar constantemente a roupa de cama, o ideal é procurar cobertores 100% acrílico com tratamento antialérgico.

Na confecção de edredões é correntemente usado tecidos nobres como o 100% algodão com uma tecelagem apertada e por vezes acabamentos específicos que conferem algum peso ao tecido. São mais indicados para quem procura também dar um toque de classe ao ambiente do quarto – tornando-se uma peça essencial na decoração. Camas com edredões proporcionam ainda uma melhor protecção contra o frio em comparação ao cobertor convencional.

Por serem mais difíceis de lavar, os edredões são preteridos pelos cobertores. Porém uma boa opção é usar o que se chama de capa ou saco de edredão removível e mais facilmente lavável. Para saber que medida comprar pode ver no artigo que escrevi – Qual a medida do lençol para o Colchão?



Em suma ambos proporcionam vantagens diferentes - a praticidade e o preço atraente do cobertor ou a sofisticação e o aconchego de um edredão – cabe a si decidir qual prefere. No fim das contas, o que importa mesmo é ter um bom e repousante sono!

sábado, 30 de maio de 2015

A Roupa que nos define!

São várias as definições de uniforme mas na sua generalidade todas nos conduzem a “o que tem uma só forma, roupa igual, idêntica, muito semelhante”. No quotidiano os uniformes ajudam essencialmente a organizar a sociedade. No caso da área da saúde, por exemplo, identificamos os profissionais de acordo com a sua função pela roupa que usam. Tem ainda um papel relevante na organização social como as escolas onde os uniformes padronizam os alunos.

O termo Fardamento é por vezes confundido com Uniforme mas é também um uniforme profissional completo. Pode ser também definido como o tipo de uniforme usado por militares.O fardamento é usado em diversos segmentos como na área da saúde, no exército, na aeronáutica, na marinha e até em algumas instituições governamentais. Lembrando também, que o uso da farda impõe um certo respeito na sociedade.


A farda hoje em dia por algumas pessoas, é vista como algo que traz benefícios e vantagens. Além de agradar financeiramente, o uso da farda evita aquela intriga dentro de uma empresa por quem tem roupas mais caras e de marcas, o fardamento serve para diferenciar uma empresa de outra.


A partir do momento que a empresa decide se uniformizar, são necessárias algumas observações, como por exemplo a praticidade do uso do mesmo, as cores que serão utilizadas, tomando cuidado para não deixar algo muito chamativo, tornando cansativo para quem o usa.


Os uniformes profissionais ou o fardamento é praticamente o cartão de visita de uma empresa, uma marca registrada da mesma. Muitas empresas usam os uniformes para divulgar produtos, eventos e muito mais, fazendo do fardamento um meio de marketing.