quinta-feira, 24 de abril de 2014

Projecto do mês

As Casas da Alta de Coimbra estão integradas num edifício do início do século XX, totalmente recuperado em 2013, localizado numa tradicional área da cidade, de ruas estreitas, pátios e escadas, tendo sido o principal objectivo da recuperação, manter as características arquitectónicas mais relevantes e aumentar os níveis de conforto do edifício.
Desta recuperação resultaram cinco apartamentos muito acolhedores, soalheiros e com magnificas vistas.

As Casas da Alta oferecem um leque de serviços, entre eles, lavandaria, limpeza, roupa de cama, toalhas, acesso ao logradouro, cozinhas totalmente equipadas com máquina de lavar loiça, frigorífico, micro-ondas, torradeira, máquina de café. Os apartamentos, equipados com ar condicionado nas salas e nos quartos, disponibilizam televisão com canais nacionais e internacionais e acesso à internet WI-FI gratuito.

As Casas da Alta, com uma magnífica vista para a Universidade de Coimbra estão também dentro dos limites geográficos da Praxe Académica.




sábado, 19 de abril de 2014

Protetor de Colchão, sim ou não?

Existem diferentes modelos de protetores de colchão, também conhecidos como capas (por serem ajustáveis ao colchão e/ou almofada). São, por regra, produzidos de tecidos ou malhas em 100% Algodão. Hoje falamos dos que são também impermeáveis.

Recomendo os que tem PU, isto é, num dos lados do tecido/malha é colocado um revestimento microporoso em poliuretano (= PU) que confere a impermeabilidade mas ao mesmo tempo respirabilidade pois o tamanho da gota da água (100µm) não passa nos poros mas a de vapor (de suor) de (0.0004µm) já passa.
Protegem de líquidos, suor, escamação da pele e sujeiras solidas assim como de acções de desgaste. Nas almofadas torna-se fundamental dado ser a cabeça a parte do corpo que mais liberta secreções como saliva, suor, lágrimas… já sem referir os cremes, a maquilhagem, o perfume, as tintas do cabelo.
O custo do uso de um bom protector é indefinidamente muito inferior ao da troca do colchão (da almofada não diria o mesmo mas oferece maior higiene ao cliente cada vez mais sensível a esta questão).
São de fácil manutenção (laváveis na maquina). A “National Library of Medicine” recomenda que os de uso doméstico sejam lavados uma vez por semana com água a 54º. Os de uso hoteleiro deverão ser lavados uma vez por mês. Podem ser secos na máquina usando uma temperatura média a baixa (para não quebrar o revestimento).


Alem de proporcionarem maior higiene e conforto e são perfeitos para aumentar a durabilidade dos colchões e almofadas. Valorize os seus!