quarta-feira, 14 de maio de 2014

Parte I - As toalhas que "amam" a água!

As duas características essências nas “toalha de banho” (popularmente conhecidos como "turcos") são: absorver a humidade (quer seja de quando lavamos as mãos ou tomamos banho!) e ser um elemento fundamental na decoração da casa de banho.
Assim, o conhecimento das características técnicas é fundamental (se não vital!) no processo de selecção e compra. Pois destas vai depender a durabilidade e o conforto.
A primeira é a composição que se aconselha que seja 100% Algodão, porque este tem propriedades “hidrofílicas”. A palavra "hidrofílico" na verdade significa "amar a água" ou "atração de água" ("hydro" é a palavra grega para água e "philic" ou "philia" significa amar). Pode assim, segundo a "Cotton Inc", absorver até 27 vezes o seu peso em água.
Se optar por um “algodão penteado” (significa que houve prévia selecção das fibras com rejeição das mais curtas) consegue-se uma toalha com uma estrutura ainda mais resistente e que minimiza o aparecimento de pilosidades e borboto.
A segunda característica tem a ver com a gramagem (ou GSM) que é medida pelo peso de gramas em metro quadrado (grm/m2). O peso revela-nos a densidade: quanto menor a gramagem mais leve e fina vai ser a toalha. Dizemos que com gramagem “leve” são toalhas com 300 a 400 grm/m2; com gramagem “pesada” são 600 ou 700 grm/m2.

É importante percebermos que dependendo do fim a que se destinam uma gramagem pode ser mais indicada que outra. Por exemplo, se pretendemos um toalhete para limpar/refrescar as mãos (como os que nos dão nos aviões ou na recepção de alguns hotéis) a gramagem deve ser a mais leve; se pretendemos um tapete (ou saída de banho) ai a gramagem já deve ser mais alta.


O cuidado (lavagem) é também importante para a manutenção das características e durabilidade das toalhas… mas disso falaremos em breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário